Conheça 5 posições para testar na amamentação!
Existem várias posições para amamentar, e talvez você tenha que experimentar algumas antes de perceber qual é a melhor você e seu bebê.
Se a amamentação for realizada da maneira correta, é possível evitar danos para a postura. Além disso, um bom posicionamento no peito também garante uma pega adequada e uma amamentação prazerosa.
Separamos aqui algumas posições usadas para amamentar que podem te ajudar. Vamos lá?
Tradicional
É a mais comum na hora de amamentar, também conhecida como posição de embalar. Nela, posiciona-se o bebê em frente à mãe, deixando a barriga dos dois próxima. A cabeça fica apoiada na junção do braço com o antebraço enquanto a mão do mesmo lado do seio apoia as nádegas do filho, que deve ter todo o corpo voltado para a mãe.
Transversal
Nesta posição, o bebê fica com a barriga encostada na da mãe, que o segura com o braço do lado oposto ao da mama oferecida. A cabeça da criança fica apoiada na mão aberta da mãe. Essa posição é indicada para as primeiras amamentações, para ajustar o posicionamento e a pega correta.
Invertida
O bebê fica embaixo do braço da mãe, com o corpo passando pela lateral do tronco e a cabeça apoiada em almofadas de modo que fique na altura da mama. Essa posição também é indicada para mães de gêmeos, pois conseguem amamentar dois ao mesmo tempo.
Deitada
Nessa posição, o bebê é colocado de lado e a mãe também, que fica bem apoiada com travesseiros, e oferece o peito que está próximo à cama, perto do bebê. É ideal para os momentos em que a mãe precisa descansar! E não há problema em amamentar deitada, desde que seja confortável para mãe e para o bebê.
Cavaleiro
Essa alternativa é recomendada para bebês com mais de três meses e que já conseguem sustentar a cabeça bem. É muitas vezes a posição de amamentação mais confortável para bebês que sofrem de refluxo ou de infeções nos ouvidos (que muitas vezes preferem estar na vertical) e pode funcionar bem com bebês que têm a língua presa ou fraca tonificação muscular. Nela o bebê fica sentado em uma das pernas da mãe, como se estivesse “montado”, com a cabeça de frente para a mama. Sustente a cabecinha dele com uma das mãos sob a nuca. A posição facilita a pega na parte inferior da aréola.
Gostou? Conhece alguma outra posição de amamentação que não listamos aqui? Conte para nós! Aproveite e se inscreva em nossa Newsletter, para acompanhar todas as novidades.
Referências Bibliográficas:
Medela. 11 posições de amamentação. 2022. Disponível em: < https://www.medela.com.br/amamentacao/jornada-da-mae/posicoes-de-amamentacao> Acesso em: 31/01/22.
Mustela. Como amamentar: métodos, posições e dicas de aleitamento. 2022. Disponível em: < https://www.mustela.com.br/mustela-blog/como-amamentar-metodos-posicoes-e-dicas-de-aleitamento>. Acesso em 31/01/22.
OLIVEIRA, Kelly. Pediatria Descomplicada. Diferentes posições da amamentação. 2019. Disponível em: <https://pediatriadescomplicada.com.br/2019/03/19/diferentes-posicoes-da-amamentacao/>. Acesso em 31/01/22.
Pampers. 5 posições e dicas para amamentar o bebê. 2020. Disponível em: <https://www.pampers.com.br/recem-nascido/alimentacao/artigo/5-posicoes-e-dicas-para-amamentar>. Acesso em 31/01/22.