Na maternidade existe uma sucessão infinita de dúvidas, e algumas situações específicas são as campeãs da insegurança materna. Entre elas, podemos citar quando iniciar o desmame!

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde recomendam que, o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos de idade. Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente de leite, e a partir de então é feita a introdução de novos alimentos.

A amamentação é uma fonte de nutrientes, mas também de conexão entre mãe e bebê. No Brasil, a média de aleitamento exclusivo é de apenas 54 dias, e o desmame total geralmente se dá antes de 1 ano de idade. Bem pouco, né?

O ideal é que o desmame ocorra de forma gradual e natural, fazendo com que a própria criança passe a demonstrar menor interesse pela amamentação e maior aceitação de alimentos variados. Isso, ocorre entre os 2 e 4 anos, levando ao desmame total, que consiste na interrupção completa da amamentação no peito.

Happy excited mom training baby to bite solid food, eating watermelon together with daughter. Closeup shot. Child care or nutrition concept

Vantagens do desmame natural:

 

  • Transição tranquila no processo do aleitamento materno, com menos estresse para a mãe e para a criança;
  • O preenchimento das necessidades da criança até que ela atinja a maturidade suficiente para o desmame;
  • O fortalecimento da relação entre mãe e filho;
  • E a diminuição da ansiedade materna com relação ao desenvolvimento da criança.

 

Quando ocorre um desmame abrupto, pode haver consequências psicológicas para o bebê. Se o desmame natural não for possível, o recomendado é que a mãe o conduza de uma forma carinhosa, acolhendo as necessidades do filho e as suas próprias necessidades.

 

Sinais de que a criança está pronta para o processo de desmame:

  • Menos interesse nas mamadas;
  • Aceita variedade de outros alimentos;
  • Aceita outras formas de consolo;
  • Aceita não ser amamentada em certas ocasiões e locais;
  • Às vezes dorme sem mamar no peito;
  • Às vezes prefere brincar ou fazer outra atividade com a mãe ao invés de mamar.

 

Já está iniciando o desmame por aí? Compartilhe sua experiência conosco. Aproveite para assinar nossa newsletter!

Referência Bibliográficas:

BELMIRO, Marcia. Instituto de Crescimento Infantojuvenil. Quando iniciar o desmame. 2021. Disponível em: <https://institutoinfantojuvenil.com.br/quando-iniciar-o-desmame/>. Acesso em 02/02/22.

BELTRAME, Beatriz. Tua Saúde. Desmame: 5 dicas para parar de amamentar sem traumas. 2021. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/como-e-quando-parar-de-amamentar/>. Acesso em 02/02/22.

SBP. Quando iniciar o desmame. 2022. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/quando-e-como-iniciar-o-desmame/>. Acesso em 02/02/22.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *