Na maternidade existe uma sucessão infinita de dúvidas, e algumas situações específicas são as campeãs da insegurança materna. Entre elas, podemos citar quando iniciar o desmame!
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde recomendam que, o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos de idade. Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente de leite, e a partir de então é feita a introdução de novos alimentos.
A amamentação é uma fonte de nutrientes, mas também de conexão entre mãe e bebê. No Brasil, a média de aleitamento exclusivo é de apenas 54 dias, e o desmame total geralmente se dá antes de 1 ano de idade. Bem pouco, né?
O ideal é que o desmame ocorra de forma gradual e natural, fazendo com que a própria criança passe a demonstrar menor interesse pela amamentação e maior aceitação de alimentos variados. Isso, ocorre entre os 2 e 4 anos, levando ao desmame total, que consiste na interrupção completa da amamentação no peito.
Vantagens do desmame natural:
- Transição tranquila no processo do aleitamento materno, com menos estresse para a mãe e para a criança;
- O preenchimento das necessidades da criança até que ela atinja a maturidade suficiente para o desmame;
- O fortalecimento da relação entre mãe e filho;
- E a diminuição da ansiedade materna com relação ao desenvolvimento da criança.
Quando ocorre um desmame abrupto, pode haver consequências psicológicas para o bebê. Se o desmame natural não for possível, o recomendado é que a mãe o conduza de uma forma carinhosa, acolhendo as necessidades do filho e as suas próprias necessidades.
Sinais de que a criança está pronta para o processo de desmame:
- Menos interesse nas mamadas;
- Aceita variedade de outros alimentos;
- Aceita outras formas de consolo;
- Aceita não ser amamentada em certas ocasiões e locais;
- Às vezes dorme sem mamar no peito;
- Às vezes prefere brincar ou fazer outra atividade com a mãe ao invés de mamar.
Já está iniciando o desmame por aí? Compartilhe sua experiência conosco. Aproveite para assinar nossa newsletter!
Referência Bibliográficas:
BELMIRO, Marcia. Instituto de Crescimento Infantojuvenil. Quando iniciar o desmame. 2021. Disponível em: <https://institutoinfantojuvenil.com.br/quando-iniciar-o-desmame/>. Acesso em 02/02/22.
BELTRAME, Beatriz. Tua Saúde. Desmame: 5 dicas para parar de amamentar sem traumas. 2021. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/como-e-quando-parar-de-amamentar/>. Acesso em 02/02/22.
SBP. Quando iniciar o desmame. 2022. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/nutricao/quando-e-como-iniciar-o-desmame/>. Acesso em 02/02/22.