Já deu banho de balde no seu bebê? É gostoso, é terapêutico!

Essa técnica é chamada de ofurô e, remete a sensação intrauterina, os banhos sãos mais tranquilos e acalmam os bebês.

Nas primeiras semanas, você pode envolver o corpo do seu bebê com uma manta fina de algodão e banhá-lo enroladinho, para promover ainda mais a sensação de aconchego. Na hora da higiene, retire a manta e passe o xampu e o sabonete. Nas primeiras vezes, o banho pode ser dado por dois adultos. Enquanto um segura o bebê pelas axilas, o outro se encarrega de lavar a criança com suavidade.

Ele pode ser dado desde os primeiros minutos de vida, até os 6 meses de idade, ou até quando o bebê ainda couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé.

O bebê deve ser encaixado no fundo, como se estivesse sentado. A água deve estar, no máximo, até os ombros após ele entrar totalmente no ofurô. É muito importante nunca deixar o bebê flutuar na água e, a temperatura deve estar entre 36º C e 37º C.

Benefícios:

 

  • Aumento do vínculo com os cuidadores;
  • Normaliza a respiração;
  • Alivia a cólica;
  • Promove o relaxamento muscular.

Gostou dessa dica? Comente aqui se já testou por aí, e assine nossa newsletter, para acompanhar todas as novidades!

Referência Bibliográficas:

BINDO, Marcia. Bebê Abril. Banho de ofurô para o bebê. https://bebe.abril.com.br/familia/banho-de-ofuro-para-o-bebe/. 2015. Disponível em: < https://bebe.abril.com.br/familia/banho-de-ofuro-para-o-bebe/>. Acesso em 16/02/22.

REIBSCHEID, Marcelo. Tua Saúde. Banho de ofurô limpa, relaxa e provoca analgesia no bebê. 2017. Disponível em: <https://cidadeverde.com/noticias/253811/banho-de-ofuro-limpa-relaxa-e-provoca-analgesia-no-bebe#:~:text=Importante%20salientar%20que%20o%20banho,n%C3%A3o%20conseguir%20ficar%20em%20p%C3%A9./>. Acesso em 16/02/22.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *