Lackto

PARTO NORMAL, NATURAL OU CESÁREA: ENTENDA AS DIFERENÇAS

Escolher o tipo de parto pode ser uma das decisões mais difíceis na vida de uma mulher. Surgem inúmeras dúvidas: Qual é o melhor tipo de parto? Qual é o menos doloroso? Qual é mais seguro?

Contudo, existe algo que não pode faltar nessa escolha: informação. É preciso coletar informações de qualidade sobre todos os detalhes que envolvem os tipos de parto para que a melhor decisão seja tomada.

E para esclarecer essas dúvidas, trouxemos aqui as diferenças entre parto normal, natural e cesárea.

Parto normal

O parto normal é o que chamamos de parto vaginal. Aqui é possível usar a anestesia peridural que alivia a dor durante o trabalho de parto, inclusive no período expulsivo.

Existem também, algumas mulheres que fazem uso da ocitocina, hormônio capaz de acelerar as contrações, aumentando a o ritmo de dilatação do colo do útero e diminuindo o tempo do trabalho de parto.

Expectant mother making heart with hands and fingers over baby bump. Woman sitting on bed at home and touching pregnant belly. Maternity concept

Parto natural

No parto natural a saída do bebê ocorre pelo canal vaginal, sem qualquer intervenção cirúrgica.

O corpo da mulher decide a frequência das contrações, a duração do trabalho de parto e a melhor posição. Neste caso, a mulher tem liberdade para se movimentar e fazer aquilo que seu corpo lhe pede.

Dessa forma, ela pode participar do trabalho de parto, sem tantas limitações como fios de aparelhos e acessos venosos para introdução de medicamentos. A recuperação é rápida!

Nesse processo existe a possibilidade de sentir dor ou desconforto. Mas é possível minimizar essas sensações com a ajuda de bons profissionais e apoio adequado.

Cesárea

A Cesárea é um tipo de intervenção em que o obstetra realiza um corte na região abdominal, sob anestesia aplicada na coluna vertebral da mulher pelo anestesista, para permitir o nascimento do bebê.

Normalmente, o recém-nascido nasce de forma espontânea (parto normal) entre as 37 e as 42 semanas de gestação. A cesariana pode ser programada a partir das 39 semanas, pois é a idade gestacional em que se considera que toda a maturação do feto está completa.

Esse tipo de parto pode ser programado pelo obstetra com antecedência caso seja o desejo da mulher ou se houver risco de complicações para a mulher ou o bebê, como nos casos da diabetes gestacional. Mas também, pode ser feito em situações emergenciais como ruptura uterina, por exemplo.

A recuperação após uma cesariana pode ser mais demorada se comparada com um parto normal. Pode haver algumas dores no pós-parto imediato e a deambulação (andar, caminhar) faz-se mais tarde do que no parto normal.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é campeão mundial de cesarianas. Enquanto o percentual recomendado é de 15%, a média nacional, de acordo com o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde, é de 52,2%.

Ficou mais claro agora as diferenças? Lembrando que, a escolha da mãe deve ser respeitada pelo obstetra. Para que isso aconteça, converse com o médico durante o pré-natal para saber se ele concorda com a sua escolha.

Quer ficar por dentro dos assuntos mais comentados da maternidade? Assine nossa newsletter e compartilhe!

Referência Bibliográficas:

Grupo Nascer. Parto normal, natural e humanizado. Você conhece as diferenças? 2021. Disponível em: <http://gruponascercuritiba.com.br/parto-normal-natural-e-humanizado-voce-conhece-as-diferencas/>. Acesso em 07/03/22.

Instituto Villamil. Qual a diferença entre parto normal e natural? Entenda tudo sobre isso! 2021. Disponível em: <https://www.institutovillamil.com.br/parto-natural-ou-normal-entenda-mais-sobre-suas-diferencas/#:~:text=O%20que%20costumamos%20chamar%20de,entre%20parto%20normal%20e%20natural.>. Acesso em 07/03/22.

Natura. Tipos de parto: entenda cada um e escolha o seu. 2019. Disponível em: <https://www.natura.com.br/blog/familia/tipos-de-parto-entenda-cada-um-e-escolha-o-seu?gclid=Cj0KCQiAmpyRBhC-ARIsABs2EAqql4LTZD0-f8F441bZPD2K6RH9_wg1fz5PQ457q5IXj_K6GTbzEhkaArFxEALw_wcB&gclsrc=aw.ds. Acesso em 07/03/22.

Pastoral da criança. Parto natural, normal ou cesárea: entenda as diferenças e recomendações. 2021. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/parto/parto-natural-normal-ou-cesarea-entenda-as-diferencas-e-recomendacoes>. Acesso em 07/03/22.