A introdução alimentar é uma fase importante da saúde do bebê. É nela que a criança vai conhecer os alimentos e aprender hábitos alimentares saudáveis. Mas muitas mães têm dúvidas em relação ao que oferecer e como preparar os alimentos.
A introdução alimentar feita corretamente vai garantir que seu filho aprenda a comer todos os tipos de alimentos saudáveis e estimule a mastigação.
Nessa faze ele precisa sentir o sabor, a textura e o cheiro de cada alimento. Então, pode sim, oferecer pedacinhos para ele aprender a mastigar, pois só assim ele vai fortalecer os músculos necessários.
Menos é mais!
E o que isso significa? Que você não precisará fazer nada super elaborado para servir, pelo contrário.
Não é necessário preparações complicadas e temperos fortes que podem tirar o verdadeiro sabor da comida. Para a introdução alimentar, o melhor é oferecer os alimentos apenas cozidos.
Não é necessário usar sal para os bebês, mesmo assim a comida deve ser gostosa. Se preferir, pode dar um leve toque com temperos naturais como cebola, alho, salsinha, manjericão, cebolinha, orégano, enfim.
#ficaadica
Para facilitar no dia a dia, pode retirar a porção do bebê antes de temperar a comida da família. Por exemplo, se a família está comendo brócolis ao vapor, o do bebê pode ser exatamente o mesmo brócolis (mas cozido por um pouco mais de tempo).
Na hora de montar o cardápio da família, inclua pelo menos um componente de cada grupo. Assim, você terá uma refeição completa e nutritiva para todos, inclusive para seu bebê!
Lembrando que, as adaptações de textura e formato vão evoluindo conforme o bebê for crescendo!
Grupo 1: Grãos, Tubérculos e Cereais
Este é o grupo dos carboidratos, responsáveis por fornecer energia, fibras, minerais e vitaminas (especialmente quando escolhemos versões mais naturais e menos processadas).
Exemplos:
Grupo 2: Leguminosas
As leguminosas são fonte de carboidrato e de proteína, além de também terem fibras, vitaminas e minerais.
Exemplos:
Grupos 3: Carnes, Vísceras e Ovos
Esse grupo é muito importante para fornecer proteínas para o bebê. Além disso, as vísceras e carnes são excelentes fontes de ferro.
Exemplos:
Grupo 4: Hortaliças Coloridas
O ideal é ter 2 representantes desse grupo para o pratinho! Os vegetais coloridos são deliciosos e cheios de vitaminas, minerais e fibras.
Exemplos:
Grupo 5: Hortaliças Folhosas Verdes
Esse grupo tem uma densidade de nutrientes muito preciosa. No começo é mais difícil de oferecer esses vegetais na textura correta. Mas conforme o bebê vai crescendo) ele vai ter a habilidade de moer bem essas folhas. Comece oferecendo as folhas bem picadinhas e cozidas ou misturadas em preparações. O vegetal verde escuro folhoso mais fácil de oferecer é o brócolis que pode ser servido bem cozido em floretes mesmo.
Exemplos:
Esperamos que essas informações ajude com a Introdução Alimentar do seu bebê. Aproveite para assinar nossa newsletter!
Referência Bibliográficas:
MORAES, Marina. Marina.Morais Como montar o pratinho do bebê? | Prato Completo de Almoço. 2021. Disponível em: <https://www.marinamorais.com/post/como-montar-o-pratinho-do-beb%C3%AA-prato-completo-de-almo%C3%A7o>. Acesso em: 11/04/22.
Garcia, Camila. Nutriinfantil. Melhores receitas para a Introdução Alimentar para bebê de 6 meses em diante. 2022. Disponível em: <https://nutrinfantil.com.br/melhores-receitas-para-a-introducao-alimentar-para-bebe-de-6-meses-em-diante/>. Acesso em: 11/04/22.