Senta aí que vou tentar te explicar um pouco sobre essa abordagem.
Muitas pessoas acabam achando que “fazer” BLW é simplesmente o fato de oferecer comida em pedaços para o bebê e deixar ele comer sozinho. Mas na verdade, a abordagem do Baby-Led Weaning é um pouco mais ampla, é baseada no desenvolvimento e prontidão do bebê para comer!
Já reparou que desde o seu nascimento os bebês estão se desenvolvendo para conseguir fazer as mesmas coisas que nós adultos?! Andar, falar, interagir e … COMER!
Quando um bebê nasce, ninguém dentro de casa para de comer! A rotina pode mudar, os horários podem se alterar um pouco, mas continuamos comendo, e o bebê, desde seu nascimento presencia esse momento!
E então, ele começa a se preparar para isso. Seu corpo começa a se desenvolver e a amadurecer seus sistemas para que chegue o dia que ele possa comer! O dia que ele estiver pronto!!!
A abordagem do BLW respeita esse momento do Bebê! Ele é quem decide o quando começar efetivamente a comer!
EU chamo esse momento de APRESENTAÇÃO ALIMENTAR!
O objetivo não é o ENGOLIR e sim, o conhecer! E para conhecer o alimento o bebê precisa ter o máximo de conato. Ele manipula com as mãos,
esmaga, segura firme, leva até a boca, passa no cabelo, joga no chão.. tudo faz parte do processo de aprendizagem e exploração!
Oferecemos os alimentos em formato de “palito” e “hastes” pois é a forma que um bebê de aproximadamente 6 meses consegue segurar o alimento.
Somente por volta dos 8|9 meses o bebê vai desenvolver o movimento de “pinça”, ou seja, será capaz de pinçar alimentos em formatos menores!
Sabem o que gosto de falar?!
Quanto menor o bebê, Maior o pedaço!
Por: Nutri Fabiola