Lackto

O QUE É AMAMENTAR EM LIVRE DEMANDA?

Em algum momento, você já deve ter ouvido sobre a amamentação em livre demanda que, inclusive, segundo o Ministério da Saúde, pode trazer benefícios para mãe e filho.

Afinal, o que é livre demanda?

A livre demanda significa amamentar sempre que o bebê quiser, ou seja, sempre que o bebê sentir fome, seja noite ou dia. Além disso, irá mamar o quanto quiser, até se sentir satisfeito. Isso depende do ritmo de cada criança e da quantidade de leite disponível em cada mama.

Como saber se o bebê está com fome?

Para interpretar esses sinais do bebê é preciso estar perto. Uma agitação maior, bebê que olha para os lados, abre a boca tentando sugar ou abocanhar algo, sucção das mãos ou dedos.

A livre demanda do lado da mamãe também conta, e se a mamãe sentir a mama muito cheia, dolorida, deve amamentar seu bebê. Isso acontece principalmente à noite, quando os bebês costumam ficar mais horas sem mamar. Até como prevenção do ingurgitamento mamário, as mães devem dar de mamar para alívio

Imagem: Freepik

Quais são os benefícios da amamentação em livre demanda?

Amamentar em livre demanda pode ajudar na produção de leite, pois as mamas estão frequentemente sendo esvaziadas. Além disso, as chances de desenvolver mastite e ingurgitamento mamário são reduzidas.

Mas, além dos benefícios para a mãe, o bebê pode se favorecer com a amamentação em livre demanda. Ele sempre vai estar mais satisfeito, tranquilo, calmo e ter um bom sono, sem falar de todas as propriedades relacionadas ao leite materno que ele irá receber.

Mitos sobre a amamentação em livre demanda

Apesar de a maioria das recomendações serem embasadas em estudos científicos de qualidade, ainda há vários mitos difundidos entre as mães e profissionais da saúde, como:

  • Amamentar durante o dia para não ter que dar o peito a noite: não é livre demanda!
  • Acordar o bebê a cada três horas para mamar: não é livre demanda!
  • Não oferecer mais o peito, pois começou a introdução alimentar: não é livre demanda!
  • Dar mamadeira com leite artificial antes de dormir para poder dormir a noite inteira: não é livre demanda!
  • Dar mamadeira com leite artificial, pois o leite da mãe está fraco já que o bebê está pedindo pra mamar muitas vezes: não é livre demanda!

 

Você e seu bebê praticam a livre demanda por aí? Compartilhe sua experiência conosco. Aproveite para assinar nossa newsletter!

 

Referência Bibliográficas:

BABY, Danone. Danone Nutricia. Os benefícios da amamentação em livre demanda. 2018. Disponível em: <https://www.danonenutricia.com.br/infantil/primeiros-meses/nutricao/os-beneficios-da-amamentacao-em-livre-demanda>. Acesso em: 05/04/22.

Ferreira, Virginia. Amamentação em livre demanda: você conhece os benefícios? 2021. Disponível em: <https://www.virginiaferreirasaude.com.br/post/amamenta%C3%A7%C3%A3o-em-livre-demanda-voc%C3%AA-conhece-os-benef%C3%ADcios#:~:text=Livre%20demanda%20significa%20amamentar%20sempre,leite%20dispon%C3%ADvel%20em%20cada%20mama>. Acesso em: 05/04/22.

OLIVEIRA, Kelly. Pediatra Descomplicada. Amamentação em livre demanda: você conhece os benefícios? 2021. Disponível em: <https://pediatriadescomplicada.com.br/2019/04/25/mitos-da-amamentacao-livre-demanda-x-relogio/>. Acesso em: 05/04/22.

Sabia que temos um canal no YouTube? Inscreva-se e confira dicas incríveis das nossas parceiras!