Lackto

LEITE EMPEDRADO: O QUE FAZER?

Um dos problemas comuns durante a amamentação é o leite empedrado ou ingurgitamento mamário como é conhecido pela medicina.

O leite empedrado acontece quando a lactante produz mais leite do que o bebê consegue mamar no momento, quando ele não está com a pega boa e tendo uma má amamentação ou quando a mãe passa muito tempo sem amamentar. Nesse caso, a lactante vai perceber que algumas regiões das mamas estão endurecidas e muito doloridas.

Quem disse que amamentar é fácil? Amamentar é sinônimo de persistência e determinação. Afinal, amamentar é natural, mas precisa ser aprendido!

Se identificou por aí? Separamos algumas dicas para você acabar com esse problema!

A little newborn boy is crying in her mother's arms, a hungry baby is crying, a woman is lactating.

Massageie os seios

Elas devem ser compressivas e feitas sempre em movimentos circulares e ao redor do seio. Lembre-se de que o leite endureceu, então, é preciso ter paciência e insistir na massagem. Se você tem leite empedrado, é sinal de que está produzindo bastante. Aproveite para coletar o excesso de leite e congele em seguida, em um frasco próprio.

Use compressas frias

Você sabia que a água quente pode aumentar a produção do leite? Por isso, use água fria (sem exageros)! Evite banhos muito quentes e aproveite o momento para fazer o “shake de seios”. O nome é engraçado, mas faz total sentido! Projete os ombros para frente e comece a chacoalhar os seios. O próprio movimento estimula que o leite se dissolva e comece a sair, especialmente se a técnica for feita após a massagem.

Faça a ordenha

A ordenha dos seios é uma ótima maneira de evitar o leite empedrado. Lembre-se de que, quanto mais os seios são estimulados, mais leite sai. Caso o seu bebê esteja se alimentando da maneira correta e o peito continue empedrado, é necessário fazer a ordenha. Você pode fazer isso manualmente, comece pelo fundo do seio e siga em direção ao bico. Dessa forma, você consegue estimular a saída do leite. Quem tiver dificuldades, pode usar bombas manuais ou elétricas.

Amamente em livre demanda

A melhor maneira de evitar o leite empedrado é a amamentação em livre demanda. Dê o peito conforme a necessidade do bebê. É comum você ouvir que a amamentação deve ser a cada três horas. Na verdade, amamentar em livre demanda é o que os pediatras e a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam.

Se mesmo com essas dicas você continuar tendo episódios de leite empedrado, procure orientação médica ou de uma consultora de amamentação. Em bancos de leite, as mamães podem encontrar essa ajuda de forma gratuita.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com as amigas e aproveite para assinar nossa newsletter!

Referência Bibliográficas:

FERREIRA, Kelly. Bebê mamãe. Veja 5 passos para acabar com o leite empedrado. 2021. Disponível em: <https://bebemamae.com/amamentar/veja-3-passos-para-acabar-com-o-leite-empedrado>. Acesso em 08/02/22.

Tudo sobre medicina. Peito empedrado: 5 passos para aliviar o desconforto. 2021. Disponível em: < https://saudemedico.com/peito-empedrado-5-passos-para-aliviar-o-desconforto.html>. Acesso em 08/02/22.