Lackto

Quando procurar uma consultora de amamentação?

Receio, entusiasmo, ansiedade, a amamentação promove uma mistura de sentimentos. E mesmo sabendo dos benefícios do aleitamento para a mãe e para o bebê, nem sempre o processo é tão intuitivo e pode não fluir na primeira tentativa. Então, fica a pergunta: quando procurar uma consultora de amamentação?

O medo do desconhecido é absolutamente compreensível, e esse já é um primeiro momento indicado para a atuação de uma consultora em amamentação.

Se você está grávida e tem dúvidas em relação a amamentação procure uma consultora. Os aspectos emocionais e as experiências prévias da mãe vão influenciar diretamente no sucesso do aleitamento. Por isso, é necessário que ela se sinta preparada e segura antes mesmo da chegada do bebê.

Como funciona o trabalho da consultora de amamentação?

Esse é um trabalho personalizado e pode ser feito em domicílio ou no espaço de trabalho da profissional. Mais do que resolver problemas pontuais a

Imagem: Freepik

função da consultora de amamentação envolve um acompanhamento próximo e investigativo a respeito da dificuldade da mãe.

O trabalho de uma consultora pode acontecer antes do parto, no pós-parto e até mesmo para um desmame. Sendo assim, ela não vai necessariamente atender a mulher que não está conseguindo amamentar, pode ser para orientação e pode sim ser para a solução de problemas.

Veja algumas situações em que se aconselha a família a procurar uma consultora:

  • Quando a mãe tiver dor para amamentar e/ou feridas no seio. Sabemos que a maioria das vezes é devido à pega incorreta e devemos ajustá-la, mas não podemos generalizar. É preciso uma avaliação e conduta adequadas; (confira sobre leite empedrado aqui)
  • Se o bebê apresenta qualquer alteração anatômica que dificulte a amamentação;
  • Caso o bebê tenha dificuldade na pega; (confira mais sobre a pega correta)
  • Se o bebê não estiver ganhando peso adequadamente. Antes de iniciar o complemento da dieta com fórmula, podemos avaliar a amamentação e propor outras soluções;
  • Quando a mãe apresenta ingurgitamento ou mastite. Além do tratamento medicamentoso, é preciso ajustar a amamentação para evitar recidivas;
  • Se a mãe tiver dificuldades emocionais para amamentar;
  • Caso uma mãe adotiva desejar amamentar;
  • Se mãe e bebê precisarem ficar muito tempo separados e a mãe desejar voltar a amamentar;
  • Quando a mãe realizou alguma cirurgia de mama;
  • Se a mãe for voltar ao trabalho e desejar continuar amamentando;
  • Caso a mãe precise aprender a ordenhar.

 

Você contou ou pretende contar com o apoio de uma consultora? Comente aqui sua experiência. E se você está passando por esse período, sabia que é possível eternizar a amamentação? A Lackto possui com um kit para que você mesma faça sua joia de leite materno em casa. É uma experiência única!

Sabia que temos um canal no YouTube? Inscreva-se e confira dicas incríveis das nossas parceiras!